Entenda porque se preocupar com o design do seu site
Você por acaso já reparou na quantidade de pessoas lendo notícias, acompanhando blogs e até fazendo compras pelo smartphone, em pleno movimento? Seja caminhando no parque, andando de bicicleta na rua, no ônibus ou no metrô, as pessoas fazem, cada vez mais, uso de dispositivos mobile para interagirem e se comunicarem. E isso significa que é preciso ter sites mais dinâmicos e intuitivos, que facilitem o acesso e promovam uma experiência única para os clientes. Mas como conseguir esses resultados? Pois por meio de um site responsivo, é claro!
Neste post você vai entender direitinho como o design é importante para o sucesso do seu site e como ele influencia diretamente nas vendas do seu negócio. Portanto, não pare por aqui! Acompanhe e se prepare para andar de mãos dadas com as novidades:
Design responsivo: adaptação necessária
Você se lembra que, até alguns anos atrás, os sites eram estáticos, como folders eletrônicos, sem qualquer interação com o público? Depois passou-se para o desenvolvimento de sites extremamente elaborados, com animações em flash, que deixavam as páginas extremamente pesadas e demoradas para carregar. Mas, aos poucos, os designers perceberam que o foco não era a empresa, mas, sim, o cliente e sua experiência de navegação. Aí surgiram os sites responsivos, ou seja, que se adaptam a qualquer tamanho de tela, mantendo a mesma qualidade de acesso e de navegabilidade em qualquer dispositivo, seja ele mobile ou não.
No design responsivo os elementos do site são mais simples e intuitivos, permitindo que o usuário interaja com mais facilidade e encontre as informações com pouquíssimos cliques. Assim, a experiência é otimizada para que o usuário se sinta bem ao navegar por seus produtos e suas páginas, encontrando o que busca com muito mais rapidez. Facilita para todo mundo!
UX: experiência que converte
O objetivo de um site responsivo é tornar a experiência do usuário com a empresa única e relevante, a ponto de que ele passe mais tempo navegando por suas páginas e tenha mais contato com os produtos e as soluções que oferece. À medida que o usuário conhece sua empresa, sente-se automaticamente mais confortável para fechar uma compra, podendo passar de mero visitante a cliente fiel.
Para comprovar, que tal fazer essa experiência você mesmo? Visite vários sites, tanto pelo desktop quanto pelo smartphone, e eleja aqueles que mais o atraem. O que eles têm de diferente? Como as informações são apresentadas? É fácil navegar pelas páginas? Inspire-se nesses casos de sucesso e repense o site da sua empresa. O que você pode fazer para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários com sua marca?
Navegabilidade: passeio agradável pelo site
A navegabilidade é mais um dos elementos que torna o design super importante para o sucesso do seu site, pois conduz o usuário por um passeio leve e rápido por todas as páginas. Com o mundo digital cada vez mais próximo das pessoas, o acesso às informações deve ser fluido, sem entraves. E isso o design responsivo traz com muita qualidade.
Compras com apenas alguns cliques, formulários de cadastro que exigem somente nome e e-mail e chats que dispensam o preenchimento de inúmeras informações: tudo isso otimiza o tempo das pessoas e torna a experiência com sua empresa muito melhor, levando, eventualmente, à fidelização.
CTA: motor que movimenta seu site responsivo
Com um design limpo, simples e intuitivo, como chamar seu cliente para a ação? Como convencê-lo a comprar sem criar diálogos de vendas? Pois isso é feito por meio de calls to action! Os CTAs são seus maiores aliados no convencimento do usuário a se transformar em um lead ou cliente, uma vez que criam um senso de urgência, estabelecem uma conexão com o usuário e, em um curto espaço de tempo, fazem com que a decisão de compra seja tomada.
Gostou da ideia? Então pense em CTAs do tipo “apenas para os 50 primeiros que fizerem a compra”, “baixe gratuitamente seu aplicativo agora mesmo” ou “pegue seu brinde” e faça de cada visitante um novo cliente!
Percebeu como o design é importante para o sucesso do seu site? Então o que ainda está esperando para investir nesse recurso e obter ainda mais sucesso nas suas vendas?
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